loader image

Uma das coisas que mais me deixam maravilhado quando se fala de Israel, além dos lindos lugares para se fazer turismo, além das Histórias que alimentam a minha fé, são as festas litúrgicas que permeiam as tradições da religião Judaica. A tradição judaica tem uma variedade de comemorações que simbolizam acontecimentos que necessitam ser relembrados, e por isso em cada data específica eles montam uma liturgia fazendo com que cada elemento proposto nesse dia seja para relembrar suas origens.

 

Os grandes sofrimentos que esse povo viveu durante a história, seus pecados contra Deus, suas vitórias de guerra, as leis que Deus ordenou cumprir, a forma que os judeus encontraram para ter isso tudo sempre diante deles, sempre fresco em sua memória foi através dessas liturgias em datas específicas.

 

E a festa de Hanukkah não é diferente, ela tem seu simbolismo, sua data específica, sua história e seus rituais. E nesse texto vamos falar dessa festa que rememora uma vitória milagrosa do podo de Israel contra seus inimigos.

 

História

Por volta de 200 a.C houve uma revolta dos Judeus contra os Gregos, que nessa época dominavam a região de Israel. Essa revolta aconteceu, pois, queriam impedir que os Judeus praticassem as liturgias dadas por Deus, dentre elas a circuncisão, guardar o sábado, e a leitura e a prática da Torá, com a punição de morte para quem descumprissem a essa lei. 

 

Ao conter a revolta e subjugar os Judeus, os Gregos decidiram construir um altar para Zeus no interior do templo de Jerusalém, fazendo sacrifícios de animais que não eram sagrados e assim fazendo uma grande ofensa ao povo de Israel que se revoltou iniciando assim uma guerra entre os Gregos e os Judeus.

 

De forma milagrosa, com um exército bem menor do que o dos Gregos, com todas as condições desfavoráveis, venceram a guerra e assim tomaram de volta Jerusalém e o templo. 

 

Vencer a guerra contra os Gregos foi um milagre pois tudo estava desfavorável para o povo de Israel, eles venceram graças a determinação e da sua fé em Deus, mas ocorreu um milagre mais sobrenatural ainda e desse milagre surgiu a festa de Chanukah.

 

Após os judeus vencerem a batalha contra os Gregos e tomarem o templo de Jerusalém de volta, era necessário que o templo fosse purificado, e para isso, a tradição mandou que as velas da Menorá ficassem acesas durante oito dias. Porém só havia um pouco de azeite o suficiente para um dia, e não poderia ser usado qualquer azeite e sim um azeite de oliva puro e especial para o templo que demoraria oito dias para ficar pronto.

 

Eles utilizaram o pouco de azeite que tinha para acender a Menorá e milagrosamente as chamas ficaram acesas durante os oito dias em que o templo precisou ser purificado. 

 

Celebração

Por isso que a festa que relembra esse momento se chama Hanukkah ou Chanucá que significa inauguração ou dedicação. De uma forma filosófica traz a vitória da luz contra as trevas, pois a Menorá acesa durante os oito dias de purificação do templo de forma milagrosa.

 

Nos dias de hoje, se comemora essa data acendendo a chanukah, é um candelabro feito com oito ou nove braços simbolizando os oito dias que a Menorá ficou acesa e com a vela do nono braço se ascende as oito velas uma a cada noite simbolizando os oito dias e a cada vela acendida faz-se orações específicas para essa data.

 

A tradição pede que se coloque a chanukah próximo a janela para que de certa forma as pessoas que estão passando pela rua se lembrem desse milagre e se sintam iluminadas. 

As comemorações acontecem no mês de dezembro e são sempre voltadas às crianças, com brincadeiras e jogos que ensinam sobre as tradições judaicas como pequenos piões chamados Sevivon, esses brinquedos foram criados porque, como não era proibido pelos Gregos de se ensinar a Torá naquela época, se usavam as iniciais “Guimel Num Hei Shin” o que significa ( caso seja fora de Israel)  “um grande milagre aconteceu lá” escritas nos piões para ensinar as crianças as tradições de forma escondida. 

Nos dias de hoje esse jogo é feito distribuindo entre as crianças moedas de chocolate e elas jogam fazendo apostas em qual letra o pião irá parar e cumprem o que cada letra determina como se vão dar moedas, ou vão ganhar mais moedas, ou se ninguém ira nem ganhar e nem perder, ou se irão repartir as moedas da mesa. 

Como essas comemorações são relacionadas ao azeite, a maioria das comidas são feitas fritas como a sufganya que é uma espécie de sonho frito recheado e a Latkes uma panqueca feita de batatas.

                                                                                                                                                                                                                                     

Conclusão

Por mais que exista todo esse simbolismo e toda essa História sobre a hanukkah, ela é uma das festas menos importantes do calendário judáico. Só se tornou notória pois suas comemorações ocorrem próximas ao Natal que é uma festa cristã e as crianças adoram pois ganham muitos presentes dos seus pais e se divertem com as brincadeiras que são feitas para elas. 

Nessa época do ano museus, shoppings e lugares públicos costumam fazer atividades voltadas para as crianças ensinando sobre as tradições judaicas e suas Histórias, através de jogos, exposições, e oficinas de teatro. 

Então essa é a festa de Hanukkah dos judeus, com uma bela representação dos milagres de Deus para com o povo de Israel, com um lindo simbolismo de que Deus sempre irá suprir as nossas necessidades, e por mais que estejamos em meio a densas trevas ele sempre irá suprir a luz.

Nós da New Gênesis temos o orgulho da missão de levar nossos clientes a conhecer toda essa história de perto, com nossos pacotes de viagem para a Terra santa, nossa experiência de mais de 20 anos como agência de viagens garante a você que quer conhecer a terra santa toda a segurança e todo o conforto necessário para que você tenha uma viagem com experiências incríveis e marcantes e tenha sua fé renovada e reforçada com tudo o que a terra santa representa.

× Como posso te ajudar?