loader image

Para que o evangelho chegasse até os dias de hoje foi necessário que Jesus escolhesse algumas pessoas as quais ele pudesse ensinar. Ele escolheu essas pessoas para andar com ele, conviver com ele, ver de perto os milagres e maravilhas que ele operava e testemunharem que ele era o filho de Deus.

Esses homens eram chamados de discípulos, homens comuns, que trabalhavam em profissões diversas, homens com as mesmas fraquezas e falhas que qualquer outro. Jesus escolheu esses homens para que fossem seus apóstolos e  através deles as boas novas alcançassem a todos os povos.

Esses são os 12 discípulos de Jesus

Simão Pedro.

Simão era um pescador natural de Betsaida, ele e seu irmão André, após o milagre da pesca maravilhosa, foram chamados para serem discípulos.  (Lucas 5:1-11). Seu nome é Simão ( Simeão em Hebraico), mas foi apelidado por Jesus como Pedro (ou Cefas) (Mateus 16:18). 

Por ser um homem simples do campo, que nasceu como pescador, Simão Pedro possuía comportamentos inconsequentes e impulsivos. (João 18:10, Mateus 14:28-30,Mateus 26:69-75).

Iniciou seu ministério apostólico no dia de pentecostes, e em seu primeiro sermão converteu mais de 3 mil pessoas (Atos 2).

Pedro morreu como mártir, não se tem relatos bíblicos de como ele morreu, mas relatos históricos contam que ele morreu crucificado de cabeça para baixo pois não se achava digno de morrer como Jesus.

André

Foi um dos primeiros a se tornar discípulo de Jesus, pois antes, seguia a João Batista e quando ouviu as declarações de João no batismo do rio Jordão começou a seguir Cristo. Também anunciou a seu irmão Simão Pedro apresentando-o ao Messias(João 1:40-42).

 André foi um dos discípulos mais próximos de Jesus estando em momentos como a santa ceia,  a ressurreição, e ascensão de Jesus. Segundo relatos históricos, o apóstolo André foi morto crucificado em uma cruz em forma de X  

Tiago (Filho de Zebedeu)

Tiago, filho de Zebedeu, e irmão de João, também era um pescador, relatos bíblicos demonstram que sua família possuía uma boa condição financeira e eram conhecidos socialmente, também era um dos discípulos mais próximos ao messias, e sempre é encontrado junto com Pedro e João.

Ele e seu irmão João foram apelidados por Jesus de “Boanerges”, que significa filhos do trovão, muito provavelmente por conta do comportamento tempestivo deles (Lucas 9:54). 

Tiago foi o primeiro dos apóstolos a sofrer o martírio. Sua execução foi pela espada, uma ordem dada pelo rei Herodes (Atos 12:1,2).

João 

João era irmão mais novo do apóstolo Tiago, filho de Zebedeu. Assim como seu pai e seu irmão, João era pescador por profissão, de família com boas condições financeiras e bem aceito na sociedade da época.

Conhecido na tradição cristã como “ o discípulo amado”, João era um dos discípulos mais próximos de Jesus (João 13:23-25), estando em vários momentos cruciais com o Cristo, e sendo foi escolhido por ele para cuidar de sua mãe maria na crucificação.

É de autoria do apóstolo João o livro do evangelho de João, os três livros que também levam seu nome e o livro do apocalipse. Ele morreu em Éfeso com uma idade bem avançada.

Filipe

O chamado de Filipe foi logo depois ao chamado de André e Simão Pedro, pois esse era da mesma cidade que os dois discípulos. Filipe também foi responsável pelo chamado de Natanael (João 1.43-46) . 

Por mais que não há muitos relatos sobre ele nos Evangelhos, no milagre da multiplicação, mostra uma característica do apóstolo Filipe que é a de ser um homem prático e racional (João 6:5-13)

Seu apostolado foi predominante na região da Ásia menor, na Grécia e na Turquia.Não se sabe ao certo como foi a morte de Filipe, mas relatos dizem que ele foi martirizado, crucificado e apedrejado por pregar o Evangelho.

Natanael

Natanael foi o discípulo chamado por Filipe para ir até Jesus. Ele não acreditou que poderia vir algo bom de Nazaré, mas quando se encontrou com Jesus reconheceu que ele era o filho de Deus, pois o ele conhecia as coisas mais íntimas do seu interior. (João 1:45-51) Ele foi um dos discípulos que Jesus se mostrou  ressurreto junto ao mar da Galiléia e ele foi citado entre os apóstolos  em atos dos apóstolos.  

Pouco se sabe sobre Natanael, sobre seu ministério, mas algumas tradições dizem que ele pregou na Ásia menor. Essas tradições também relatam sobre um possível martírio, porém não há nada comprovado. 

Tomé

Também chamado de Dídimo. Não existem muitas informações sobre sua biografia nos livros do novo testamento. Mas existem algumas situações que mostram que Tomé era muito racional, e suas atitudes eram pontuadas por extremos, pois no mesmo momento que se propõe a morrer com Cristo, ele duvidou de sua ressurreição (João 20:24,25).

Não existem muitos relatos sobre a vida de Tomé nos escritos antigos, apenas o que está nos evangelhos. Mas vemos nas sagradas escrituras que o mesmo Tomé que vemos desconfiando que Jesus havia ressuscitado é o mesmo que transbordava de devoção por ele.

Mateus (O publicano)

Mateus foi o escritor do Evangelho que leva seu nome. Ele foi chamado por Jesus enquanto estava coletando os impostos, pois ele era um publicano (Mateus 9:9). Dentre os Evangelhos Sinóticos, Mateus foi o único que foi chamado diretamente por Jesus para ser discípulo.

Sobre a autoria do livro de Mateus, alguns críticos defendem que o autor não foi o discípulo de Jesus, porém nenhuma dessas críticas possuem embasamento necessário para que sejam sustentadas.

Tiago (filho de Alfeu)

Outro discípulo pouco citado nos evangelhos. Filho de Alfeu e Maria, era conhecido com Tiago, o menor, um apelido colocado para identificá-lo do outro Tiago filho de Zebedeu e irmão de João, ou por causa da sua baixa estatura.

Não existem muitos relatos dele nos evangelhos, mas também era conhecido com Tiago o justo, e era um importante líder na igreja primitiva. Sua mãe, Maria, estava presente na crucificação.

Judas ( Tadeu ) 

Judas Tadeu foi mais um dos discípulos de Jesus, também era conhecido como sendo Lambeu e mais tarde foi apelidado pelos discípulos de Tadeu, o que em ambas as traduções tem a conotação de pessoa amável.

Temos poucos relatos sobre esse discípulo, sendo que não se pode confundi-lo com  Judas Iscariotes, nem com o autor do livro de Judas. Mas os evangelhos relatam que ele era filho de Tiago, provavelmente um parente de Jesus.

Simão ( o Zelote)

Simão é mais um dos discípulos que estavam entre a lista dos doze primeiros. Pouco se fala dele nos evangelhos, e alguns estudiosos da bíblia dizem que Zelote e Cananeu eram utilizados para diferenciá-lo de Simão Pedro que também era discípulo de Jesus. Cananeu pois Simão era de Caná da Galiléia e Zelote pois ele fazia parte de um movimento ultranacionalista chamado de Zelotes, tradicionais religiosos que lutavam para a libertação de Israel dos Romanos.

Judas Iscariotes (Aquele que traiu Jesus)

Judas Iscariotes era um dos doze discípulos de Jesus. Ele foi colocado como tesoureiro e cuidava das ofertas e das doações que eram feitas, mas a bíblia relata que ele roubava parte desse dinheiro para ele da bolsa de arrecadações (João 12:6).

Judas traiu Jesus por trinta moedas de prata, e  mesmo estando na mesa nas santa ceia ele seguiu com os planos de traição (Mateus 26:14-16). As escrituras dizem que após a traição ele sentiu remorso do que fez e procurou uma forma de desfazer o seu erro oferecendo de volta as trinta moedas, porém foi rejeitado (Mateus 27:4,5).

Nos evangelhos apenas relata que ele saiu para se enforcar, porém no livro de Atos Pedro faz um relato de sua morte dizendo que ele se precipitou e teve suas entranhas espalhadas (Atos 1:18,19).  Judas foi substituído entre os doze por Matias Atos 1:26.

Esses foram os doze discípulos de Jesus relatados nos evangelhos. Certo que houve muitos outros que seguiram juntos com os doze, mas esse foram os principais escolhidos por Cristo para que o seguissem em todo o seu ministério.

Se quiser saber mais sobre os locais que Jesus andou, sobre a Cidade Santa e sua cultura, entre em contato conosco pelo Whatsapp e converse com um dos nossos representantes para poder saber sobre nossos pacotes de viagens para Israel. São mais de 20 anos de experiência em levar as pessoas com segurança e conforto para a terra santa de Israel.

× Como posso te ajudar?