loader image

Já ressaltamos em vários textos nesse blog que Israel é a terra santa, também já falamos que é o berço das três grandes religiões Judaísmo, Islamismo e Cristianismo, vale ressaltar que Israel é um dos principais centros de inovação tecnológica do cenário internacional. Dentre esses e muitos outros motivos, temos um que é pouco falado.

Poucas pessoas sabem, mas Israel é um dos países com o maior número de museus per capita do mundo.

Com centenas de museus espalhados por todo o  seu território nacional, vamos listar alguns que são de grande relevância no cenário turístico e que abrigam tesouros de arqueologia, etnografia, história regional, arte antiga e moderna, da mais simples à mais sofisticada.

Alguns desses museus estão em nossos roteiros para a terra santa, então vale a pena conferir e dar uma olhada no nosso site onde se encontram todas as nossas viagens com preços especiais e que irão realizar seu sonho de conhecer a terra santa. 

O Museu de Israel

Considerado a maior instituição cultural do país, foi reformado e reorganizado, sendo aberto ao público novamente em 2012. O novo design das galerias leva o visitante a uma viagem através do tempo, começando com a arqueologia e a pré-história, há um bilhão e meio de anos, e chegando até a arte contemporânea. Na mesma área geográfica estão o Santuário do Livro, onde se encontram os famosos Manuscritos do Mar Morto, além de outros textos antigos, e a maquete de Jerusalém do período do Segundo Templo.

O Museu de Israel mantém, ainda, anexos fora do seu campus, entre os quais o Museu Rockefeller, na parte oriental de Jerusalém, com sua coleção de arqueologia regional; o Centro de Arte Paley, também na zona oriental de Jerusalém, com programas específicos para crianças árabes; e a Casa de Ticho, uma galeria de arte e cafeteria situada em uma mansão centenária no centro de Jerusalém. Várias exposições temporárias também são apresentadas regularmente, bem como outras atividades, como palestras, oficinas, filmes, concertos e aulas de arte.

Museu do Holocausto

Foi erguido em 1953 para relembrar os seis milhões de judeus mortos durante a 2ª Guerra Mundial e abriga uma das maiores coleções do mundo sobre o tema. Com quase 45 mil metros quadrados, atrai mais de um milhão de visitantes por ano. Tornou-se ponto obrigatório na agenda de líderes mundiais e diplomatas em visita a Israel. O museu passou por uma ampla reforma e o novo prédio, em forma de triângulo esculpido na montanha – projeto do arquiteto Moshe Safdie, foi reinaugurado em 2005.

O complexo do Yad Vashem abriga ainda um pavilhão especial dedicado à memória das crianças vítimas dos nazistas, a Avenida dos Justos entre as Nações, em lembrança daqueles que arriscaram a vida para salvar judeus durante a 2ª Guerra, o Salão de Recordação, com gravações no chão dos nomes dos campos de extermínio, e o Vale das Comunidades Destruídas. Um dos objetivos da reforma no local foi oferecer aos visitantes uma experiência sensorial e, ao mesmo tempo, objetiva dos fatos relativos ao Holocausto e às comunidades dizimadas pelos nazistas. O Museu oferece também cursos e programas especiais para educadores e estudantes de Israel e da Diáspora.

O Museu de Arte de Tel Aviv

Fundado em 1932, foi transferido para suas atuais instalações em 1971. Após a reforma, foi reaberto em 2011, acrescido de uma nova ala. Está dividido em quatro galerias que abrigam uma coleção de arte clássica e contemporânea, sobretudo israelense; uma ala juvenil; um auditório onde recitais, concertos de câmara e filmes são apresentados regularmente; e vários salões para exposições temporárias. O Pavilhão Helena Rubinstein de Arte Moderna também está sob sua administração.

O Museu de Arte Ein Harod

Fundado na década de 1930 em uma construção temporária de madeira, dentro do kibutz que leva o mesmo nome, foi transferido para um local mais adequado em 1948. A construção atual é considerada um dos exemplos mais representativos do modernismo israelense, tanto pela beleza quanto pela simplicidade. O museu destaca a arte de Israel e possui mais de 16 mil objetos de arte em seu acervo, sendo o maior na região norte.

Centro Daniel e Matilde Recanati (Madatech – Haifa)

Na terra da inovação e da educação não poderia faltar um espaço dedicado à ciência. Assim, em 1983, no coração de Haifa, em meio a uma extensão verde e em uma construção histórica, foi fundado o Museu Nacional de Ciência, Tecnologia e Espaço (também chamado de Madatech) . Projetado pelo renomado arquiteto judeu alemão, Alexander Baerwald, foi instalado na antiga sede do Instituto de Tecnologia (Technion), uma das primeiras instituições acadêmicas do país.

Despertar a curiosidade e inspirar a criatividade dos visitantes, principalmente crianças e estudantes, são os principais objetivos da instituição, que utiliza ferramentas como cinema 3D com recursos multissensoriais e atividades interativas. Dentro dessa perspectiva, o Madatech organiza programas especiais ao longo do ano nos sete centros educativos que possui e opera seis centros de demonstração e 12 laboratórios avançados, além de três laboratórios móveis utilizados para atividades em todo o país, levando, dessa maneira, ciência e tecnologia a mais de 150 mil estudantes israelenses.

O Museu de Design de Holon

Criado em 2010, organiza exposições de moda e da indústria têxtil, além de promover a semana de design de jóias e outros eventos. Projetado pelo arquiteto e designer israelense Ron Arad, o prédio é considerado uma obra de arte, com suas tiras de aço pintadas em vários tons de vermelho.

O Museu de Arte Islâmica 

Está localizado próximo à residência oficial do presidente de Israel, em Jerusalém, e seu acervo é considerado um dos mais impressionantes do mundo. Mantém exposições permanentes mostrando vários períodos da arte islâmica. É conhecido ainda por sua vasta coleção de relógios antigos.

O Museu de Arte de Neguev

Localizado na parte antiga da cidade de Beersheva, sul de Israel, além de realizar mostras de arte contemporânea, organiza shows durante o verão no pátio externo. O edifício foi construído durante o período Otomano no início do século 20 e, após ampla reforma, recuperou seu esplendor original.

O Museu do Seam ( Em Jerusalém)

É considerado um dos mais polêmicos do país. Fundado em 1999 por Raphie Etgar, atual curador, é um museu de cunho sociopolítico que se propõe a discutir, por meio da arte moderna, temas ligados à realidade do país e da região. O tema central das mostras ali realizadas são as diferenças nacionais, étnicas ou econômicas.

Viaje com a gente

Esses são alguns dos principais museus que Israel possui entre centenas de outros que também valem muito a pena visitar. E é por isso que alguns desses museus estão em nosso roteiro de viagens para a Terra Santa. 

Nós da New Gênesis, contamos mais de 20 anos de experiência em realizar o sonho de centenas de pessoas que sempre quiseram viajar para a Terra Santa de Israel e queremos. Contamos com uma equipe com guias experientes, que conhecem os lugares e os acontecimentos que ali marcaram a história cristã. 

Nossos pacotes contam com os roteiros mais completos e toda a estrutura necessária para levar você e sua família com todo o conforto e segurança e assim proporcionar uma experiência completa e única de turismo a Israel que te levará a andar pelos lugares descritos nas sagradas escrituras, os mesmos lugares onde o autor e consumador da nossa fé Jesus Cristo andou.

Entre no nosso site, escolha um dos nossos pacotes exclusivos que oferecem condições especiais. Entre em contato com um dos nossos representantes pelo ícone do whatsapp que está no site para tirar suas dúvidas e contratar o pacote que você escolheu.

A New Genesis operadora de viagens terá o prazer de proporcionar a você a melhor experiência de turismo que você já teve e assim poder sempre ter a sua confiança para te levar para os lugares mais incríveis na Terra Santa. 

× Como posso te ajudar?