Os manuscritos do mar morto é um dos achados mais importantes do século 20, é uma coleção de mais de 900 pergaminhos encontrados dentro de cavernas próximo à região do mar morto no meio do deserto da Judeia. Os pergaminhos datam de mais de dois mil anos e dentro dele se encontra a bíblia hebraica mais antiga que já foi encontrada.
Os manuscritos do mar morto foram encontrados de uma forma não muito ortodoxa, quem os encontrou foram pastores que estavam cuidando de suas ovelhas no local, e viram que haviam muitos vasos lacrados no interior de uma caverna no meio do deserto.
Vamos falar um pouco da sua história e onde você pode estar observando de perto um dos achados mais importantes para a história cristã e hebraica.
Vale a pena conferir de perto os manuscritos, então queremos te convidar a ir até nosso site e ver nossos roteiros de viagens para a terra santa. Muitos deles contêm essa visita ao museu onde se encontra os manuscritos e também até Qumran que é o local onde eles foram encontrados
Um pouco da história
A maneira nada tradicional que os manuscritos do mar morto foram encontrados é muito misteriosa pois aparenta que os manuscritos queriam ser achados de alguma forma. Em 1947 um grupo de pastores de cabras (Beduínos), que estavam procurando um de seus animais, encontram em uma das cavernas no deserto próximo ao mar morto jarros feitos de cerâmica contendo os primeiros pergaminhos achados.
Depois disso foram encontrados mais pergaminhos em mais 10 cavernas na região totalizando mais de 900 pergaminhos encontrados onde, depois de alguns estudos, a grande maioria da bíblia hebraica foi encontrada com exceção de alguns livros como os livros de Livro de Ester e do Livro de Neemias.
Esses pastores tentaram vender os pergaminhos em Belém, porém sem muito sucesso e mais tarde conseguiram que um bispo chamado Athanasius Samuel que era bispo do mosteiro ortodoxo sírio São Marcos em Jerusalém, e uma parte também foi vendida para Eleazar Sukenik, da Universidade hebraica.
A veracidade dos manuscritos foi atestada por pesquisadores em 1948, após a guerra de independência de Israel, o governo Israelense recuperou as partes que estavam de posse de Eleazar e as partes que foram vendidas ao bispo Athanasius.
A outra parte dos manuscritos estava de posse do governo da Jordânia que então controlava a região onde os manuscritos foram encontrados, e foi autorizado por parte do governo da Jordânia que apenas oito pesquisadores pudessem ter acesso aos manuscritos, dificultando assim as pesquisas.
Com a guerra dos seis dias em 1967, Israel se apossou do acervo do museu da Palestina podendo ter acesso direto aos pergaminhos que estavam de posse da Jordânia, o que ajudou nas pesquisas porém não foram necessários para que houvesse algum avanço significativo.
Essas pesquisas tomaram mais avanços em 1991 quando foi aberto para mais instituições terem acesso aos microfilmes dos pergaminhos o que fez com que mais pesquisadores pelo mundo conseguissem descobrir outras partes que constavam nos pergaminhos.
Em 2021 foi anunciada a descoberta de dois fragmentos encontrados na “Caverna do Horror” no deserto na região do Mar Morto. Os textos, escritos em grego, são dos livros de Zacarias e Naum, com o nome de Deus redigido na escrita paleo-hebraica.
Onde você pode estar vendo os Pergaminhos do mar morto
Dezenas de anos depois de serem encontrados pelos Beduínos, dentro de cavernos no deserto, os manuscritos do mar morto podem ser vistos por todos, nos dias de hoje temos várias formas que você pode estar estudando alguns fragmentos desses pergaminhos através de sites, artigos e livros.
Entre tanto você pode estar vendo os pergaminhos pessoalmente no museu de Israel. No museu você encontra uma parte que é exposta a visitantes, e é algo muito lindo de se ver, grandes tiras de pergaminho que contém escritos bíblicos de mais de dois mil anos em um ambiente onde é possível a preservação de material tão antigo. Além de muitos outros documentos antigos e achados históricos que você pode encontrar ao visitar o museu de Israel o que faz do passeio a esse museu algo incrível.
Outra visita que pode ser feita com relação aos manuscritos do mar morto é a região de Qumran, o local onde eles foram encontrados, a caminhada pelo deserto e entre as cavernas faz com que você consiga imaginar quão desafiador foi encontrar esses achados que foram tão relevantes para a história das grandes religiões e para o mundo.
Venha viajar com a gente
Sempre indicamos que o ideal é contratar uma agência de viagem de confiança é a melhor opção para qualquer viagem que você queira fazer, tanto sozinho quanto em família, pois assim você terá garantia de visitar os principais locais turísticos sem perder seu precioso tempo e aproveitando ao máximo com conforto e segurança a sua viagem.
Nós da New Gênesis, contamos mais de 20 anos de experiência em realizar o sonho de centenas de pessoas que sonham viajar para a Terra Santa de Israel e contamos com uma equipe especializada com guias experientes, que conhecem os lugares e os acontecimentos que ali marcaram a história cristã.
Nossos pacotes contam com os roteiros mais completos e toda a estrutura necessária para levar você e sua família com todo o conforto e segurança e assim proporcionar uma experiência completa e única de turismo a Israel que te levará a andar pelos lugares descritos nas sagradas escrituras, os mesmos lugares onde o autor e consumador da nossa fé Jesus Cristo andou.
Entre no nosso site, escolha um dos nossos pacotes exclusivos que oferecem condições especiais e você pode também entrar em contato com um dos nossos representantes pelo ícone do whatsapp que está no site para tirar suas dúvidas e contratar o pacote que você escolheu.
A New Genesis operadora de viagens terá o prazer de proporcionar a você a melhor experiência de turismo que você já teve e assim poder sempre ter a sua confiança para te levar para os lugares mais incríveis na Terra Santa.