loader image

Bet She’an (ou Bete-Sã) é uma das cidades que compõem o roteiro de muitas das nossas viagens para a terra santa. É um lugar que, como muitos lugares em Israel, contrasta o moderno e o antigo, sendo que uma parte de Bete-Sã nos dias de hoje é uma grande cidade com seus prédios e centros urbanos, porém, na parte norte da cidade, você sente como se estivesse viajando no tempo pois contém um dos sítios arqueológicos mais antigos de Israel. 

Antigamente Bete-sã era considerada um lugar estratégico por estar localizada no encontro das estradas na entrada do vale de Jezreel e do vale do Jordão, essa posição dava o controle de diferentes rotas importantes para o comércio  o que fez com que fosse cobiçada  por várias civilizações como os Cananeus, os Egípcios, os Romanos e os Bizantinos

Existem alguns relatos bíblicos sobre Bete-Sã, como a morte de Esaú e a derrota dos Israelitas para os Filisteus que penduraram as cabeças deles nos muros da cidade ( 1 Samuel 31:6-13). Bete-Sã foi considerada uma das cidades do Rei Salomão (1 Reis 4:12). E nos tempos de Jesus era chamada de Decápolis e o novo testamento conta que foi ali que Jesus curou um cego (Marcos 7:31-37).

Por mais que Bet She’an seja um lugar carregado com a história de várias civilizações importantes que já existiram, é um dos lugares mais ignorados pelos turistas, muita das vezes por não conhecerem a importância, a riqueza e a beleza que se encontra nesse lugar.

Como dissemos no início, ao norte da cidade está situado um dos maiores e mais importantes sítios arqueológicos onde você pode encontrar uma quantidade grande de ruínas antigas datadas de muitos anos antes de Cristo. Suas descobertas arqueológicas mostram que os primeiros habitantes teriam vivido ali no período calcolítico cerca de 6000 anos atrás em cavernas situadas no alto do monte.

Várias camadas das escavações revelaram que a localização de Bete-sã foi constantemente habitada, pois foram encontradas estruturas de culturas diferentes com a dos egípcios, dos cananeus, dos romanos, dentre outros. Até que no ano 749 a cidade foi derrubada por um grande terremoto que soterrou toda a cidade que só foi descoberta pelos historiadores no século 20.

A atração principal hoje em Bet She’an é o Parque Nacional onde podemos conhecer a história de Israel e de várias outras culturas visitando os sítios arqueológicos que contém vestígios de cada período histórico. Foram descobertos até o momento restos de algumas cidades como cidades cananéias e egípcias que estão na parte mais alta do monte, e aos pés do monte se encontram os restos da cidade romana oferecendo ao turista uma noção de como seria a cidade nessa época que era o lar de milhares de cidadãos que habitavam por cerca de mais de mil quilómetros quadrados.

É possível ver lugares como os banhos públicos que existiam na época onde as pessoas se reuniam para tomarem banho juntas sentadas em bancadas entalhadas nas pedras com fornos que aqueciam a água para banhos quentes , um templo construído pelos romano que ainda mantém suas colunas erguidas mesmo após tanto tempo , restos do que foram lojas, oficinas de artesanatos, todas essas estruturas estão muito bem preservadas.

É possível também andar pela rua central que se estende por mais de 20 metros  chamada Palladium, com inúmeras colunas antigas umas ainda erguidas com suas marcações e outras tombadas pelo efeito da natureza, os historiadores acreditam que esse nome foi dado em homenagem a um governador romano do século quatro depois que descobriram uma inscrição.

Existem também mosaicos raros e uma estrutura de um anfiteatro romano que é utilizado ainda nos dias de hoje para apresentações. Essas apresentações feitas são um espetáculo de luzes que mostram através de imagens projetadas ao longo da rua central e do anfiteatro de como eram as coisas naquela época. 

Ao visitar Bete-Sã é incrível ver como um local agrega tanto de tantas culturas que passaram por ali, parece que cada escavada que se dá no chão é possível encontrar algo de um momento diferente da história de tão rico que esse local se tornou graças as civilizações que passaram por ali e deixaram sua marca.

Como sempre, queremos deixar marcado na mente dos nossos leitores o quão incrível é viajar para Israel, e a riqueza que essa viagem trás para cada uma das pessoas que viajam com a gente. Cada local na Cidade Santa trás aos nossos corações uma fagulha de fé através do contato com locais onde nasceu toda a história que deu origem aquilo que acreditamos.

Queremos convidar você para andar por Bet She’an, conhecer os sítios arqueológicos, imaginar como cada cultura vivia em seu determinado momento da história, e assim perceber o quanto foi importante para nós hoje os historiadores terem encontrado essas ruínas fazendo com que tivéssemos acesso a tão vasta riqueza.

Nós da New Gênesis, contamos mais de 20 anos de experiência em realizar o sonho de centenas de pessoas que sonham viajar  para a Terra Santa de Israel e queremos. Contamos com uma equipe com guias experientes, que conhecem os lugares e os acontecimentos que ali marcaram a história cristã. 

Nossos pacotes contam com os roteiros mais completos e toda a estrutura necessária para levar você e sua família com todo o conforto e segurança e assim proporcionar uma experiência completa e única de turismo a Israel que te levará a andar pelos lugares descritos nas sagradas escrituras, os mesmos lugares onde o autor e consumador da nossa fé Jesus Cristo andou.

Entre no nosso site, escolha um dos nossos pacotes exclusivos que oferecem condições especiais. Entre em contato com um dos nossos representantes pelo ícone do whatsapp que está no site para tirar suas dúvidas e contratar o pacote que você escolheu.

A New Genesis operadora de viagens terá o prazer de proporcionar a você a melhor experiência de turismo que você já teve e assim poder sempre ter a sua confiança para te levar para os lugares mais incríveis na Terra Santa. 

× Como posso te ajudar?