loader image

Nosso calendário ocidental foi criado a centenas de anos atrás na Europa pelo Papa Gregório XIII para corrigir as datas que se comemoram as festas cristãs. Neste calendário que denominamos de “calendário Gregoriano” um novo dia se inicia após a meia noite tendo a duração de 24 horas e é composto por 365 dias e no intervalo de quatro anos temos o ano bissexto que possui 366 dias, ou seja, é acrescentado um dia ao mês de Fevereiro.

O calendário Hebráico, ou calendário Judaico, é bem diferente do calendário que seguimos no ocidente. Em Israel é utilizado os dois calendários, sendo o calendário ocidental para alguns serviços como bancos, e o calendário Judáico para datas especiais e festas religiosas, nascimentos e casamentos, mas ainda assim algumas ocasiões utilizam os dois calendários ao mesmo tempo.

Existem outras curiosidades sobre o calendário Judáico que o torna muito interessante de conhecer, e vamos mostrar algumas dessas curiosidades para vocês hoje.

Os meses são lunares e os anos são solares.

Isso quer dizer que os meses obedecem as fases da lua, ou seja, o primeiro dia do mês é no surgimento da lua nova, e isso faz com que um mês tenha entre 29 a 30 dias. Porém o ano Judáico é contado pelas fases do sol, ou seja, respeita o percurso que a terra faz em torno do sol fazendo com que o ano tenha entre 12 ou 13 meses.

Sendo o calendário Judeu lunisolar é necessário que haja uma correção acrescentando um mês ao calendário, porém diferente do calendário Gregoriano que tem o ano bisexto, o calendário Judáico faz essas correção 7 vezes em um ciclo de 19 anos. Essa correção é feita para ajustar as festas Judaicas às suas respectivas estações descritas na Torá.

Os meses no calendário Judáico

Como foi falado o calendário Judáico possui entre 12 ou 13 meses e que cada mês pode possuir entre 29 ou 30 dias. Os meses no calendário Hebreu são:

O mês de Nissan: É o primeiro mês do calendário, e também é o mês que se comemora a Pêssach (ou pascoa) durante oito dias que selebra a saida do povo judeu do Egito.

O mês de Iyar: O segundo mês do calendário Judaico. Segundo a Bíblia foi no mês de Iyar que Deus enviou o maná dos céus.

O mês de Sivan: É o terceiro mês do calendário Judáico. Nas escrituras sagradas relatam que foi nesse mês que foi entregue a Torá.

O mês de Tamuz: É o quarto mês do calendário Hebreu. Esse mês é marcado pela construção do bezerro de ouro e a destruição do templo em Jerusalém.

O mês de Av: É o quinto mês do calendário Hebraico. Celebra um feriado matrimonial.

O mês de Elul: É o sexto mês do calendário Judaico. Nesse mês é onde os Judeus observam seus pecados e começam a se purificar para o ano novo. 

O mês de Tishrei: O sétimo mês do calendário Judaico. Nesse mês se comemora o ano novo judeu ,e também se comemora as festas de  Yom Kipur e de Sucót.

O mês de Cheshvan: É o oitavo mês do calendário Hebreu. As escrituras relatam que foi nesse mês que ocorreu o Dilúvio.

O mês de Kislev: É o nono dos meses Judaicos. É nesse mês que se comemora o Hanukkah que é a tradicional festa Judaica.

O mês de Tevet: O décimo mês do calendário Judáico. Ele é iniciado pelo fim da festa de Hanukkah. 

O mês de Shevat: É o décimo primeiro mês do calendário. É marcado pelo ano novo das árvores.

O mês de Adar: Esse é o décimo segundo mês do calendário Judáico. É marcado pela festa de Purim.

O mês de Adar II: Esse é o décimo terceiro mês do calendário Judáico. Esse mês ocorre quando o ano é um ano que possui 13 meses.

O ano novo Hebráico.

No calendário Gregoriano o ano possui 12 meses, e comemoramos o ano novo meia noite do dia 31 de dezembro. Porém no calendário Judaíco se comemora o ano novo em quatro ocasiões diferentes.

O Rosh Hashaná é o ano novo Judeu que, segundo o calendário Judáico acontece no dia primeiro do mês de Tishrei, e segundo a cultura do povo Hebreu Deus criou Adão e Eva exatamente há 5782 anos atrás, esse é o ano novo da humanidade, e no nosso calendário aconteceu no  dia 6 de setembro do ano de 2021. 

No primeiro dia do mês de Nissan se comemora o segundo ano novo, que é o realmente o início do calendário Judaico que Deus ordenou que se iniciasse pois representa a saída do povo do Egito (Êxodo 12:2). É a partir dessa data que é contado os anos dos reinados.

O terceiro ano novo é chamado de Tu Bishvat, o ano novo das árvores,  que ocorre no décimo quinto dia do mês de Shevat. Não é feriado em Israel, mas se comemora com plantio de mudas de árvores pelas crianças e com banquetes com frutas descritas na Torá para essa data.

O quarto ano novo ocorre no Mês de Elul, que é o ano novo dos animais, era separado o dízimo dos animais nascidos no ano, e  dados como sacrifício ao templo em Jerusalém.

Dentre essas e outras curiosidades, sabemos que os Judeus possuem muitas outras datas importantes e festas onde se é relembrado os grandes acontecimentos que marcaram a história do povo de Deus.

E se você quiser conhecer mais dessas festas, das tradições e dos lugares memoráveis desse povo que marcou a história da humanidade nós da New Gênesis temos, em nossa operadora de viagens, pacotes que irão te levar pelos roteiros mais extraordinários em Israel com toda a experiência de mais de 20 anos de experiência em viagens, te levaremos com todo o conforto e segurança que você procura. Entre em contato com um dos nossos representantes para tirar suas dúvidas e contratar um dos nossos pacotes com o melhor custo benefício.

× Como posso te ajudar?