loader image

Israelitas, Árabes, Moabitas, Filisteus, como surgiram as principais civilizações da Bíblia

Qual cristão que nunca foi questionado se já fez uma leitura completa da Bíblia Sagrada? A maioria dos cristãos,  um dia na vida,  já foi questionado por algum conhecido se já fez uma leitura completa, de capa a capa, das sagradas escrituras, fora a auto cobrança que sempre temos como seguidores de Jesus, de conhecer e poder dizer que fez essa leitura completa. 

As sagradas escrituras contém as Histórias mais incríveis que já foram contadas, e todos os relatos das demonstrações do poder de Deus incendeiam nossa fé. Além disso, conta também o surgimento de povos e civilizações que existem até os dias de hoje, com seus costumes, culturas, idiomas e tradições, como também algumas que já  foram extintas, porém existem sinais da veracidade de sua existência na terra.

Ler a Bíblia toda não é uma tarefa fácil, tem que ser feita de forma espontânea, e com o coração aberto, só assim  pode ser maravilhosa e cheia de aprendizado. E mesmo se você, tendo lido a Bíblia toda ou não,  tem a curiosidade de saber de onde vieram as principais civilizações relatadas nas Escrituras Sagradas, fizemos esse artigo que irá levá-lo a conhecer como surgiram as principais civilizações da Bíblia.

Israelitas

Não tem como  falar da origem de Israel sem antes começar lá atrás em Gênesis, especificamente em Noé. Noé teve três filhos Sem, Cam e Jaffe e cada filho, quando alcançaram determinada idade e tiveram seus filhos, se separaram para partes distintas do mundo e foi de Sem que originou-se o povo semita que viveram, em grande parte, na região da Ásia.

Gerações foram passando e de um dos descendentes de Sem, Tera, nasceu Abraão, que no início se chamava Abrão e ele deu origem a muitos outros povos como foi prometido por Deus (Gênesis 22 – 17:18) . 

Abraão teve três mulheres: Sara, Hagar e Quetura. Sara deu a Abraão um filho chamado Isaque, o mesmo que Deus pediu como sacrifício. E Isaque teve dois filhos, Jacó e Esaú.

De Esaú veio o povo Edomita e os Amalequitas. Os Amalequitas são os grandes inimigos de Israel, e por isso até hoje os Israelitas chamam seus inimigos de Ameleque.

E foi de Jacó que veio o povo de Israel, pois como bem sabemos, o nome de Jacó foi mudado após sua luta com um anjo (Gênesis 32:22-32). De Israel vieram as doze tribos que receberam a terra de Israel como herança.

Árabes

Na Bíblia relata que Abraão tinha outra mulher chamada Agar e com ela teve um filho chamado Ismael que foi o primogênito de Abraão.Ismael e sua mãe 

são expulsos para para o deserto e o lugar que eles ficaram é a mesma região onde se encontra a Arábia Saudita, na península Arábica. (Gênesis 21: 8 – 20).

É de Ismael que surge o povo Árabe que viveu na Península Arábica e foi um povo que cresceu tanto que houve uma expansão e com a liderança de Maome que uniu o povo através da religião Islâmica,  o povo Árabe conquistou o Oriente Médio e a Palestina e seguiram pelo Norte da África ,Hungria e Península Ibérica.

Moabitas

Os Moabitas eram um povo nômade que se estabeleceu no leste do mar morto. E esse povo não veio  de Abraão, mas sim do seu irmão Harã que teve um filho chamado Ló que depois de se separar do seu tio foi viver na cidade de Sodoma (Gênesis 13: 7 – 12).

Quando Sodoma e Gomorra foram destruídas pelos seus pecados, Ló e sua família foram poupados e saíram da cidade de Sodoma, menos a mulher de Ló que olhou para trás e virou uma estátua de sal. Sobrou então Ló e suas duas filhas. 

Por medo de terem sido os únicos da terra a terem sobrevivido, as filhas de Ló decidiram ter relações com seu pai para que sua descendência não fosse extinguida.  E da relação entre Ló e sua filha mais velha nasceu Moabe que deu origem aos Moabitas e da relação com a filha mais nova vieram os Amonitas. 

Filisteus

Existem muitas controvérsias com relação a origem do povo Filisteu, mas vamos seguir os relatos descritos nas sagradas escrituras. Um dos filhos de Noé, Cam e seus  filhos foram Cuxe, Mizraim, Fute e Canaã.

Os Filisteus surgiram do povo de Casluim da linhagem de Mizraim, que foi o patriarca dos egípcios  (Gênesis 10:14). Está escrito na bíblia que os Filisteus chegaram até Canaã pelo mar, vindo  de Caftor, e historiadores dizem que Caftor possivelmente se situava nas ilhas Gregas.

Estudos arqueológicos encontraram fósseis de Filisteus que confirmaram por DNA que eles não eram provenientes das terras do Oriente mas sim de outros lugares, e escritos egípcios apontam que  o povo Filisteu estava entre os povos que tentaram invadir o Egito a dois milênios antes de Cristo, nessas inscrições denominam como “O povo do mar”.  

Essas são as origens dos principais povos descritos nas sagradas escrituras, muitos deles não existem mais pois foram sendo diluídos em outras civilizações, por isso não se ouve falar mais neles a não ser em livros e museus. Mas o povo de Deus, os Judeus, mantêm suas gerações até os dias de hoje, mantendo viva suas tradições e sua cultura da mesma forma como era na época dos seus antepassados.

Isso nos mostra que Deus cumpriu as promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó que deles nasceria um grande povo. Isso atingi a nós, que cremos nele, pois assim como Ele cumpriu as promessas feitas aos patriarcas do povo Judeu, Ele também irá cumprir as suas promessas em nossas vidas.

E é acreditando nisso que nós da New Gênesis temos nossa empresa levando pessoas todos os anos a Terra Santa a mais de vinte anos, pois queremos que você tenha contato com as origens da fé cristã, alimentando a sua fé em Deus e vendo de perto a confirmação de que ele tem poder para cumprir todas as promessas que ele faz.

Para conhecer mais sobre a história do povo Judeu, conhecer de perto os lugares onde aconteceram esses milagres, e ter uma experiência única que irá marcar sua vida, entre em contato com a New Gênesis e tenha toda segurança, conforto e experiência que nossos 20 anos viajando para Israel pode proporcionar para você. Entre em contato com um dos nosso representantes e conheça nossos pacotes de viagem.

× Como posso te ajudar?