Jerusalém é uma das cidades mais antigas do mundo , e como já sabemos, é uma cidade dividida entre Israel e a Jordânia . Ela é conhecida, pelo que se mostra nos telejornais e na internet , pelas inúmeras discussões políticas e religiosas que envolvem os Judeus e os Palestinos a respeito de qual região ela pertence. Porém, para que se findasse os conflitos, ela foi dividida entre a parte oriental que foi reivindicada pela Palestina como capital, e parte ocidental que pertence a Israel.
Hoje Jerusalém é reconhecida, pela maioria dos grandes países, como capital de Israel no lugar da antiga capital Tel-Aviv que é o polo comercial de Israel. É a uma cidade considerada sagrada, reconhecida como a cidade que deu origem as três principais e maiores religiões monoteístas do mundo: Judaísmo, Islamismo e Cristianismo. O que faz com que o turismo religioso seja grande nessa religião e, também, o turismo cultural de pessoas que buscam conhecer a história, cultura e costumes de uma das cidades mais antigas do mundo.
Jerusalém fica situada em uma região montanhosa entre o Mar Morto e o Mar Mediterrâneo, em um planalto ao sul de Israel, uma região conhecida como Judei. Fica a leste da cidade de Tel Aviv, aproximadamente 62 Km de distância. É cercada pelo vale de Cedrom, situado ao sul de Jerusalém e o vale de Tiropeon que fica no noroeste.
Como já falamos, Jerusalém tem grande importância para as três grandes religiões monoteístas do mundo. O Judaísmo considera a cidade sagrada por ter sido a capital do Reino de Davi e, também, foi onde seu filho Salomão ergueu o templo para guardar a arca da aliança, objeto sagrado entre os Judeus que continha as tábuas com os Dez mandamentos que Deus deu a Moisés.
Para os Cristãos, a cidade é sagrada pois foi nela que Jesus operou grandes milagres, também onde ele foi sepultado e ressuscitou e onde foi construída a Igreja do Santo Sepulcro que é um memorial a esses acontecimento, dentre muitos lugares importantes e templos importantes.
Dentre os Muçulmanos, Jerusalém é considerada a cidade onde Maomé subiu ao céus, e isso a torna sagrada para essa religião pois consideram Maomé o seu grande líder.
Israel e Jerusalém é um ótimo roteiro de viagens e se você tem interesse em conhecer essas lugares que tem grande importância histórica para humanidade saiba que, para quem mora no Brasil, não é necessário visto, somente passaporte válido te dá a garantia de estadia por 6 meses ( mas não é permitido permanecer por mais de 90 dias).
Os idiomas falados são predominantemente os hebraico e o árabe, mas se você não domina nenhuma dessas línguas, você pode estar utilizando o Inglês, pois os guias turísticos também dominam essa língua. As placas informativas são escritas nas três línguas facilitando assim a locomoção dentro da cidade.
Concernente às vestimentas, o ideal é levar roupas formais, pois até a grande maioria dos lugares “chiques” são bem formais o que facilita na hora de arrumar as malas, também leva calçados confortáveis, porque, geralmente durante os passeios turísticos é necessário fazer longas caminhadas.
Sobre os conflitos entre Israel e Palestina, por mais que a região seja o centro desses conflitos, incidentes são raros de ocorrer e você poderá ver em todos os lugares agentes das forças armadas que são treinados para agir para a proteção de quem estiver por perto.
Jerusalém é repleta de pontos turísticos, não apenas para turismo religiosos, mas atende todos os tipos de gostos. Os lugares que se pode visitar nessa região nos mostra como a história foi preservada até os dias de hoje.
Vamos listar alguns lugares incríveis para se ver durante a sua viagem a Jerusalém.
A cidade Velha é considerada pela UNESCO como patrimônio mundial e nela você encontra a grande maioria dos pontos turísticos de Jerusalém. Ela é cercada por grandes muros e contém oito portões que ligam as duas cidades, a antiga e a moderna.
Nos corredores da cidade velha você irá encontrar mercadinhos e feiras tradicionais que mostram a imagem de Jerusalém como era antigamente. Andar por essas vielas você entrará em contato com a cultura, os cheiros provenientes dos temperos e dos condimentos que são vendidos ali e a energia que os cidadãos que trabalham ali passam para quem vai visitar.
Além de experimentar comidas típicas e mais conhecidas como Falafel, Shawarma e o Húmus que são pratos mundialmente conhecidos, mas nada como experimentar em seu lugar de origem com os temperos ali servidos.
A torre do Rei Davi é o local onde era considerada a fortaleza do Rei Davi, formada por um complexo de torres, um muro e um fosso . Se tornou um sítio arqueológico e foi construído o Museu da Torre de Davi que possui um espetáculo noturno especial que conta a história de Jerusalém. Você pode subir na torre e ver um panorama da cidade velha de Jerusalém.
O muro das lamentações, é considerado o lugar mais sagrado do mundo para os Judeus. É um grande muro que faz parte da estrutura do que sobrou do templo de Salomão que havia sido destruído a dois mil anos atrás. O simbolismo é de persistência e perseverança, e o cumprimento da promessa de Deus, que é a de que sempre ficará de pé uma parte do templo. Muitos vão até lá para fazerem suas orações e levarem pedidos em pequenos bilhetes para colocarem entre as pedras.
O monte do templo é um local de extrema importância para as três grandes religiões, e é o local mais disputado no mundo. Para os Judeus e os Cristãos é a representação do antigo templo, para os muçulmanos é um local tão importante quanto a Meca.
A Basílica do Santo Sepulcro é considerada o templo mais antigo em Jerusalém, conhecido como o local da crucificação, sepultamento e ressurreição de Jesus. Você pode chegar através da via dolorosa que é dividida em 14 estações e cada uma delas retrata os sofrimentos do Cristo.
Por fim, Jerusalém é simplesmente a história de todas as numerosas civilizações que já reinaram sobre ela, tanto na cultura, nos costumes, na gastronomia. Não importa qual seja sua religião você poderá sentir toda essa energia espiritual, toda essa energia de milhares de anos de história.
Nós da New Gênesis queremos te convidar para conhecer Israel e Jerusalém, e assim você poderá sentir de perto toda a espiritualidade que se concentra nesses lugares que marcaram a história da humanidade.
Com mais de vinte anos de experiência, nossa missão é realizar o sonhos das pessoas de conhecer a Terra Santa, a terra por onde nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo andou. Temos cumprido essa missão, conduzindo de forma segura, e confortável centenas de clientes que escolheram nossa empresa para realizar esse sonho.
Entre em contato com um de nossos representantes pelo WhatsApp, tire suas dúvidas e contrate um dos nossos pacotes.Nós da New Gênesis operadora de viagens, teremos o prazer de levá-los a conhecer a Terra Santa de Israel.