loader image

A mais ou menos 10 quilômetros de Jerusalém, na região da Cisjordânia se encontra a cidade de Belém. Uma cidade que é sagrada para as duas grandes religiões monoteístas do mundo, o Cristianismo e o Judaísmo.

A importância de Belém para essas duas religiões corresponde a acontecimentos significativos para cada uma delas. Para os Cristãos, Belém é sagrada pois nos evangelhos apontam a cidade como o local onde Jesus Cristo nasceu. E para os Judeus corresponde ao local onde está o túmulo de Raquel, esposa de Jaco, e também é o local onde o Davi se tornou Rei.

Por estar na região da Cisjordânia que é alvo de disputas entre Israel e Palestina, Belém é cercada por muros de segurança guardados pelo exército de Israel, que controlam o acesso entre as cidades, mas isso é feito apenas por questões de segurança e não impede que os turistas possam atravessar de ônibus ou taxi para poderem conhecer os pontos turísticos.

O que ver em Belém.

Campos dos pastores

Um local que possui uma história que data de mais de 3000 anos atrás o campo dos pastores é  de extrema importância nas sagradas escrituras, pois as tradições dizem que foi nesse local que Rute colhia o trigo nos campos de Boaz (Rute 2:1-23). E as escrituras dizem que o Rei Davi foi Bisneto de Rute, e que também foi nesses campos que ele apascentava suas ovelhas antes de se tornar rei.

Para nós Cristãos os campos dos pastores também possui grande importância, pois nas escrituras relatam que, sendo José, pai de Jesus, descendente de Davi, ele foi convocado a ir a Belém para participar de um senso imposto por César Augusto (Lucas 2:1-52). E foi no campo dos pastores que um anjo anunciou o nascimento do Messias aos pastores que ali estavam a apascentar seus rebanhos. Nesse lugar foi levantado uma capela que celebra esse acontecimento.

Rua da estrela

As tradições dizem que essa rua marca o caminho que os reis magos vindos do oriente seguiram a estrela até o local do nascimento de Jesus (Mateus 2:1-11). Por isso é considerada uma das ruas mais importantes de Belém e nela podemos encontrar oficinas artesanais e comércios de todos os tipos. 

A gruta do Leite

As tradições contam que foi nesse local que Maria e José se esconderam para fugirem do assassinato das crianças a mando do Rei Herodes, e quando Maria foi amamentar o menino Jesus caiu uma gota do seu leite no chão e fez com que toda a gruta ficasse com a cor branca. Nesse local foi construída uma capela, que é um dos locais mais importantes em Belém e muitos vão ali acreditando que a capela é um local de culto a fertilidade.

O túmulo da matriarca Raquel

O local onde tradicionalmente é marcado pelo túmulo da matriarca dos Judeus Raquel, esposa de Jacó.  É um local muito importante para Judeus, Islâmicos e Cristãos e muitas pessoas vão ali fazer suas orações e conhecer o local onde foi enterrada Raquel a grande mãe.

Mesquita do Califa Omar

É o segundo lugar mais visitado em Belém, e fica do outro lado do local onde se encontra a Basílica da Natividade. Essa mesquita foi construída para celebrar a vinda do Califa Omar Ibn al-khattab a Belém em 1860. 

A praça da manjedoura

É a praça central de Belém onde todos os dias 24 de dezembro, uma multidão de pessoas se reúnem para celebrar o nascimento de Jesus. Essa praça fica em frente a Basílica da Natividade ao lado da Mesquita do Califa Omar e é repleta de loja de souvenirs, restaurantes e um quiosque que fornece ajuda aos turistas e orienta aos locais para se visitar.

Muro que divide a Cisjordânia

Esse gigantesco muro foi construido pelo governo de Israel com a intenção de evitar a entrada de terroristas, por causa dos conflitos entre Israel e Palestina. Porém o muro não impede a entrada de turistas que possuem livre acesso tanto para o lado de Israel que é Jerusalém, quanto para Belém que fica na Cisjordânia.

A Basílica da Natividade

A Basílica da Natividade é o monumento que mais recebe visitantes na cidade de Belém. Ela foi um construída no ano de 326 d.C por ordem da mãe do imperador Constantino, Santa Helena. A basílica foi erguida, segundo dizem as tradições, em cima de onde foi o local do nascimento de Jesus. 

Nos dias de hoje dividem o espaço da basílica os Católicos Franciscanos, os Gregos e os Armênios, porém em horários diferentes segundo um acordo chamado Status quo de sítios da Terra Santa.

Antes de entrar nos interiores da basílica, temo que nos abaixar para passar por uma pequena porta que é chamada de Porta da Humildade. Essa porta tem um simbolismo importante, pois mostra que devemos nos inclinar como gesto de humildade no local onde esteve o pequeno Jesus, e esse gesto nos traz uma meditação profunda que devemos ser humildes diante de Deus.

No interior majestoso da Basílica da Natividade você pode deslumbrar os utensílios religiosos que são praticados ali além de algumas partes das antigas construções que sobreviveram as muitas tentativas de destruição desse lugar que tem grande representatividade para os Cristãos.

Seguindo no interior da basílica podemos chegar ao ponto principal, o qual sempre está cheio de pessoas do mundo todo, a Gruta da Natividade que fica no andar de baixo da igreja. Essa caverna, onde mais de dois mil anos, é o local onde nasceu Jesus Cristo. 

Nesse local se encontra muitos altares criados para celebrar os acontecimentos desse dia, mas o principal local onde os fiéis visitam, é marcado por uma estrela de prata no chão, o exato local onde dizem ter sido posta a manjedoura.

Ainda há muito mais o que se visitar na cidade de Belém, locais que irão marcar a todos que visitam com o propósito de ter um encontro com as raízes da nossa fé. Uma cidade que marcou a história do mundo com o nascimento do Senhor e Salvador de nossas almas.

Quer ir ver de perto tudo o que a cidade de Belém e a Terra Santa de Israel tem para oferecer ?   

Nós da New Gênesis, com mais de vinte anos levando pessoas para conhecerem de perto os lugares que são relatados nas sagradas escrituras e que estão até hoje vivos e contando essa magnifica história, queremos levar você com toda a segurança e conforto para conhecer a Terra Santa. Acompanhado de nossos guias que já levaram centenas de pessoas nessa viagem maravilhosa.

Queremos realizar seu sonho de conhecer Israel e todas os maravilhosos lugares que até os dias de hoje contam histórias que alimentam a nossa fé em Jesus. Entre em contato com um dos nossos representantes pelo ícone do Whatsapp que se encontra em nosso site para tirar suas duvidas e escolher um dos nossos pacotes. Será um prazer viajar com você para a Terra Santa de Israel.

× Como posso te ajudar?